Home Enem Dicas para o Enem Enem para vagas remanescentes

Enem para vagas remanescentes

Enem para vagas remanescentes. Enem somente em vagas remanescentes

Publicado por Érica Caetano em Dicas para o Enem

Compartilhe

Algumas universidades ainda não aderiram ao Enem como vestibular, mas utilizam o seu desempenho para o ingresso em vagas remanescentes
Algumas universidades ainda não aderiram ao Enem como vestibular, mas utilizam o seu desempenho para o ingresso em vagas remanescentes

Podemos observar que cresce a cada ano o número de instituições de ensino superior que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no lugar de seus processos seletivos tradicionais, os famosos vestibulares. No entanto, mesmo com o crescimento de universidades aderindo ao Enem, ainda existem algumas poucas que só o aproveitam como forma de ingresso para as vagas remanescentes. Mas como funciona o processo para concorrer a essas vagas aproveitando o Exame?

Para poder participar dessa seleção utilizando o desempenho no Enem é muito simples, funciona assim: após terem sido realizadas todas as chamadas do processo seletivo da instituição, é aberto um novo edital para preenchimento das vagas remanescentes com os pré-requisitos para os interessados poderem concorrer.

O candidato deve realizar a inscrição utilizando o seu número de cadastro do Enem. Como não é necessário corrigir nenhuma prova, somente avaliar o desempenho no Exame, o resultado sai de forma bem rápida, sendo possível ser divulgado em alguns dias após o fim do período de inscrição dos interessados.

As vagas remanescentes são aquelas que restam após todas as chamadas do processo seletivo terem sido realizadas, daqueles cursos em que o número de vagas ofertadas foi maior do que a quantidade de inscritos aprovados, e não em razão de não terem sido preenchidas na primeira convocação do vestibular, como algumas pessoas acreditam.

VEJA TAMBÉM

1 2