Home Notícias Enem 2014: Estudante do PI diz ter recebido tema da redação antes das provas mas Inep nega a informação

Enem 2014: Estudante do PI diz ter recebido tema da redação antes das provas mas Inep nega a informação

Instituto afirmou que informação é infundada, mas que está apurando com rigor todas as denúncias

Publicado por Érica Caetano em 13 de Novembro de 2014 às 11:03 em Notícias

Compartilhe

O estudante do Piauí, Jomásio Barros, de 17 anos, realizou denúncia junto a Polícia Federal do seu estado nesta quarta-feira, 12 de novembro, contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas provas foram aplicadas neste final de semana, nos dias 08 e 09 de novembro. Ele afirma que recebeu uma suposta foto em seu celular, via aplicativo de mensagens instantâneas, com o tema da redação do Enem 2014 um pouco antes dos testes serem iniciados no último domingo, dia 09. 

Segundo o participante, ao visualizar o arquivo ele não deu importância, visto que no mesmo dia também estavam circulando fotos falsas das provas. No entanto, ao pegar o caderno de provas do 2º dia de Enem, conferiu que o tema se tratava do mesmo da foto recebida em seu aparelho móvel algumas horas antes.

Barros diz ter ficado indignado e que mal fez os testes, ao concluir que o tema era o mesmo da tal imagem. Ele esperou o tempo mínimo exigido pelo Enem para se ausentar da sala de provas, retornou para sua casa, onde postou em seu perfil no Facebook as informações da foto, com detalhes de dia, mês, ano e horário em que o arquivo foi recebido. Veja abaixo:

O jovem também prestou queixa na sede da Superintendência da Polícia Federal do Piauí depois que muitas pessoas, segundo ele, começaram a hostilizá-lo na rede social após a denúncia do suposto vazamento.

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a denúncia é infundada, assim como as outras recebidas e relacionadas ao Enem 2014. Disse ainda que os procedimentos de segurança, controle e sigilo do Exame são rigorosos e que não existe qualquer indício do fato. E, por fim, esclareceu que toda e qualquer denúncia será apurada com rigor junto a Polícia Federal, que trabalha em parceira com o órgão a fim de garantir a segurança do Enem. 

Confira a íntegra da nota do Inep:

"Na noite dessa quarta-feira, 12, três dias após a aplicação do Enem, o Inep recebeu mais uma denúncia, entre várias outras que se mostraram infundadas, sobre um estudante que supostamente teria recebido o tema da redação do Enem 2014 via celular minutos antes da prova. Dentro dos rigorosos procedimentos de segurança e de controle de sigilo do Enem 2014, não existe qualquer indício de tal fato. A Polícia Federal, que trabalha em parceria com o Inep para garantir a segurança do Exame, apreendeu o aparelho e está realizando a perícia no celular. O Inep esclarece que toda e qualquer denúncia será apurada com rigor.”

A Polícia Federal divulgou uma nota informando que abriu um inquérito policial para apurar a veracidade dos fatos e que "foi solicitada a perícia do celular do aluno denunciante e todos os envolvidos no caso já estão sendo ouvidos neste estado (Piauí)".

VEJA TAMBÉM

1 2