Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dissertação-argumentativa no Enem

A dissertação-argumentativa no Enem deve apresentar a opinião do candidato sobre determinado tema, bem como uma proposta de intervenção para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor

Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, tipo textual cobrado na redação do Enem, é fundamental para quem quer fazer uma boa prova. O candidato deve produzir um texto em prosa sobre temas relacionados com a ordem social, científica, cultural ou política, sempre sob uma perspectiva que contemple princípios éticos, como o respeito aos direitos humanos, à diversidade e ao não preconceito. E quanto à estrutura? Que tal aprendermos um pouco mais? O Super Vestibular traz para você dicas de como escrever a dissertação-argumentativa no Enem.

No texto dissertativo-argumentativo, você deverá discorrer sobre um determinado tema (por isso o termo “dissertativo”), expondo sua opinião através de estratégias argumentativas para convencer o leitor (por isso o termo “argumentativo”). Observe a estrutura básica desse tipo de texto e o que deve constar em cada uma das partes que o compõe:

Estrutura básica da dissertação-argumentativa

Introdução: O tema deve ser apresentado na introdução, bem como o recorte que será feito, ou seja, a linha de raciocínio que você escolheu para desenvolver o assunto. Opte pela objetividade, pois é nesse momento que o olhar do leitor será direcionado para suas ideias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desenvolvimento: Não basta mostrar o problema, é preciso expor ideias e argumentos que defendam seu ponto de vista. O desenvolvimento é crucial para seu texto, por isso, ao desenvolver seus argumentos, você deve ser o mais claro possível para que o leitor compreenda integralmente sua opinião, pois disso dependerá seu convencimento. Reserve um parágrafo para cada argumento, isso deixará seu texto mais organizado.

Conclusão: Hora de retomar as ideias expostas na introdução, bem como os principais argumentos que você utilizou para convencer o leitor ao longo do desenvolvimento. Encerre sua redação apresentando sua proposta de intervenção para o problema (lembre-se de que você deve respeitar os princípios éticos descritos no início deste texto). A proposta de intervenção é uma característica da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, por isso você deve apresentar uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa