Home Enem Dicas para o Enem Dicas para um bom desempenho no Enem

Dicas para um bom desempenho no Enem

Informar-se sobre o que acontece no país e no mundo, além de treinar através da escrita são maneiras de se ter um bom desempenho no Enem.

Publicado por Érica Caetano em Dicas para o Enem

Compartilhe

Para obter um bom desempenho no Enem é necessário ter atenção a alguns itens importantes
Para obter um bom desempenho no Enem é necessário ter atenção a alguns itens importantes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa muito importante na vida de todos os jovens que desejam ingressar no ensino superior em uma instituição pública. E essa importância tem aumentado em virtude do crescimento de sua adesão por universidades, que substituem agora parcialmente ou integralmente o famoso e tradicional vestibular pelo Exame.

Portanto, através do desempenho no Enem, é possível garantir a tão sonhada vaga no curso em que deseja. Para isso, como todo vestibulando sabe, é preciso ter esforço, responsabilidade e compromisso com os estudos. Há também alguns itens importantes que podem trazer melhorias no desempenho no Exame. Separamos algumas dessas dicas neste artigo, acompanhe!

Vamos começar pela crucial e mais importante de todas as dicas: Esteja sempre informado sobre os acontecimentos do país e do mundo. Esses assuntos correlacionados à determinada matéria são vistos com maior frequência no Enem. Temas que abordem o cenário político, conflitos, acidentes ecológicos, direitos humanos ou ainda grandes descobertas da ciência possuem grande chance de estarem presentes dentro do conteúdo da prova. Eles podem estar através de questões ou até mesmo nos temas de redações. O estudante que tiver maior conhecimento sobre eles, com toda certeza, sairá melhor e, consequentemente, na frente dos demais candidatos.

Para estar a par desses casos, notícias e debates, procure assistir aos noticiários da TV, mas não se prenda somente a eles. Leia também jornais impressos ou on-line, portais de notícias na internet e revistas semanais de cunho noticioso. Tente relacionar o que vê/lê ao que está estudando, sinalize possíveis dúvidas e leve para o professor a fim de perguntar ou discuti-las com toda a turma. O intuito é que com essa prática você possa ir, indiretamente, além dos conteúdos ministrados nas salas de aula dos colégios ou dos cursinhos preparatórios.

Outro diferencial para ter um bom desempenho é ler bastante, pois a leitura irá auxiliar a interpretar melhor as informações, aprimorar a escrita e enriquecer o seu vocabulário. Esse fator o ajudará ainda na redação do Enem, que exigirá do participante argumentos sólidos e concisos para expor e defender suas ideias, desde que essas estejam pertinentes e dentro do tema proposto. Involuntariamente, o hábito da leitura também beneficiará na compreensão mais clara e rápida das questões com seus enunciados.

Uma dica de grande valia aos estudantes que vão fazer o Enem é estudar resolvendo as provas aplicadas nos anos anteriores. Isso o fará ter uma noção de como é o formato da prova e das questões, além de poder avaliar o nível de dificuldade do Exame no geral. Procure resolver toda a prova utilizando o mesmo tempo que terá no dia do Enem. Esqueça televisão, celular e computador nesse momento. Faça como se estivesse no dia da prova e veja se consegue resolver toda ela no tempo determinado. Essa é uma ótima forma de treinar seu ritmo durante o teste.

E, por fim, mas não menos importante, ao estudar os conteúdos, disciplinas e matérias, aprenda, e não decore. O Enem não é uma prova de decorebas, e sim de interpretação. Aprenda e entenda o que você está estudando. Associe o que está aprendendo com situações do seu cotidiano. Assim será mais fácil lembrar (e não decorar) tudo na hora do Exame. Bons estudos!

VEJA TAMBÉM

1 2