Home Enem Conteúdo para o Enem O que é cobrado na redação do Enem

O que é cobrado na redação do Enem

A redação é uma parte do Enem muito importante. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para não sair prejudicado.

Publicado por Érica Caetano em Conteúdo para o Enem

Compartilhe

Fazer uma boa redação no Enem é a garantia de obter uma excelente pontuação
Fazer uma boa redação no Enem é a garantia de obter uma excelente pontuação

A redação é um dos itens mais importantes e com maior peso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não dá para esquecer e cometer erros grotescos neste quesito, pois os avaliadores não perdoam. Portanto, ter atenção e treinar escrevendo são fundamentais para obter êxito e uma boa nota.

Para facilitar a preparação na confecção da redação, separamos algumas dicas de como fazer um bom texto e o que não deve ser feito de jeito nenhum no Enem, para que você não seja eliminado do exame por algum detalhe que tenha deixado passar batido.

Logo de início, é importante que o candidato tenha consciência de que seu texto deverá ser estruturado como um texto dissertativo-argumentativo e que não poderá extrapolar o limite de linhas exigido pelo exame. O texto construído também não deverá fugir ao tema e apresentar palavrões ou desenhos, além de desrespeitar os direitos humanos. Todos esses itens precisam ser seguidos à risca pelo candidato para que sua redação não seja zerada já de cara.

É preciso atentar a alguns detalhes, como não plagiar nenhum ponto de vista, frases etc., além de estar sempre atento à ortografia e à gramática. Utilizar chavões na construção desse tipo de texto também não é recomendado. Todas essas situações podem fazer com que o estudante perca pontos de bobeira em sua redação.

Um item que acarreta em grande perda de pontos no texto e que muitos estudantes não sabem é a utilização errada do material fornecido como apoio para confecção da redação. Por exemplo, quando o candidato o utiliza como forma de argumentos do seu texto, isso é errado, pois a função do material é somente de auxiliá-lo. Quem deverá construir as opiniões defendidas através da argumentação é você.

É fundamental que antes de tomar qualquer iniciativa o estudante se concentre e leia atentamente ao tema da redação, bem como as orientações sugeridas pelo próprio enunciado da prova. Além disso, letra legível também é diferencial para angariar mais pontos. Como já dissemos em outros textos, de nada adianta a redação ser impecável quanto ao seu conteúdo, se ela é totalmente ilegível e o avaliador não consegue fazer a leitura do texto. Então, caprichar na letra e caligrafia é fundamental.

Além disso, lembre-se de que ninguém se torna um bom redator sem treinar. Nesse caso, o treino se dá basicamente escrevendo e fazendo leitura de textos. Leia revistas de atualidades, notícias e reportagens de temas com grande visibilidade na mídia e, o principal, treine os variados gêneros de texto. Cartas, dissertação, narração, dentre outros. Apesar de a dissertação ser o gênero mais comum cobrado nas redações, o candidato pode se deparar com surpresas. Treinando todos os estilos, não haverá imprevistos e a redação será mais uma etapa tranquila do vestibular. Boa sorte!

VEJA TAMBÉM

1 2