Home Enem Como faço minha inscrição no Enem?

Como faço minha inscrição no Enem?

Depois de ler o Edital, os participantes devem preencher, com atenção, todas as informações solicitadas

Publicado por Silvia Tancredi em Enem

Compartilhe

Inscrição no Enem
Inscrição no Enem

Antes de fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário que você, estudante, leia com cuidado o Edital do exame educacional para se atentar a todos os detalhes. Depois, no momento do cadastro, é importante que você preste bastante atenção e preencha com tranquilidade os dados corretos e não se esqueça de completar todas as informações exigidas. 

Veja abaixo tudo o que é necessário saber para fazer a inscrição no Enem 2017:

Prazo

Fique atento: o período de inscrições da edição de 2017 é de 08 a 19 de maio, horário oficial de Brasília. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site do Enem. O prazo de inscrições não costuma ser prorrogado.

Documentos

Primeiro, você deve colocar as informações pessoais, como nome, data de nascimento, endereço e telefones. Também é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Portanto, certifique-se de que tem à mão esses documentos.

E-mail

Você deverá inserir um e-mail válido. Não é permitido que duas pessoas se cadastrem com o mesmo e-mail. 

Senha

Ao fazer o cadastro, será gerado o número de inscrição. Você deverá criar uma senha de acesso ao sistema. Guarde esses dois dados, pois será necessário apresentá-los nos novos acessos. 

Cidade e língua estrangeira

Você deve sinalizar a cidade onde quer fazer as provas e a opção de língua estrangeira. Atenção: essas duas informações somente poderão ser alteradas no período de inscrições para o Enem.

Taxa

No Enem 2016, a taxa foi fixada em R$ 82 e o pagamento deve ser feito em qualquer agência bacária, lotéricas e agências dos Correios.

Isenção de taxa

Estão isentos os candidatos que estudam ou já concluíram o ensino médio na rede pública e os que se encaixam na Lei nº 12.799/13 ou Lei de Isenção.  A partir da edição de 2017 também podem solicitar isenção os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Nesse caso, será necessário informar o Número de Identificação Social (NIS). 

Atendimento especializado

Poderão solicitar o atendimento, no momento da inscrição, pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial

Atendimento específicos

Também poderão pedir atendimento diferenciado gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Para isso, é necessário informar essa condição no ato do cadastro.

Confira como funciona o atendimento especial no Enem

Confirmação da inscrição

Os candidatos que não solicitaram isenção de taxa deverão esperar cerca de dois dias, depois do processamento do pagamento, para terem as inscrições efetivadas. O acompanhamento poderá ser feito por meio da página do participante. Nesse mesmo local, o cartão de inscrição estará disponível para consulta individual e impressão.

VEJA TAMBÉM

1 2