Home Enem Como cancelar a inscrição no Enem

Como cancelar a inscrição no Enem

Antes de desistir de concluir a inscrição, é importante analisar o motivo de querer o cancelamento

Publicado por Silvia Tancredi em Enem

Compartilhe

Estudante pensando como cancelar a inscrição no Enem
Estudante pensando como cancelar a inscrição no Enem

Alguns estudantes têm dúvidas de como cancelar a inscrição no Enem. São participantes que desistem de fazer a prova ou querem fazer alteração na inscrição.

Os motivos de desistir de fazer o Enem são variados e particulares, mas pode ser que o seu caso se enquadre nos que listamos abaixo:

-Dados errados
-Taxa de inscrição alta
-Isenção de taxa de inscrição negada
-Data de aplicação das provas 
-Cidade de aplicação das provas
-Desconhecimento do exame
-Desconhecimento da utilização do Enem

Então, sua situação se encontra aí? Vamos lá, então o momento é de repassar cada uma delas e analisar se realmente é o caso de cancelar a inscrição no Enem.

Dados errados

Inscrições no Enem 2017

Você começou a preencher a inscrição e, em algum momento, colocou dados errados. Calma! Se for uma informação pessoal, solicitação de atendimento, cidade das provas ou língua estrangeira, você pode voltar e alterar qualquer um desses dados. Mas, atenção, somente pode-se fazer essas mudanças durante o período de inscrições do Enem.

Vale ressaltar que existem dados que você realmente não pode mais alterar: o questionário socioeconômico e a escolaridade. Isso significa que é preciso ter tranquilidade no momento do preenchimento das informações. Mais: revisar nunca é demais. Então, toda vez que completar algum campo, releia para ver se colocou o dado correto mesmo.

Veja passo a passo como realizar sua inscrição no Enem

Taxa de inscrição alta

No Enem 2017, o valor da taxa de inscrição está 20% mais alto que na edição anterior. De R$ 68 passou para R$ 82, gerando reclamações de estudantes nas redes sociais. É o seu caso? Então, saiba que existem situações nas quais é possível solicitar isenção da taxa de inscrição no Enem

Isenção de taxa negada

Você tem interesse de fazer o exame, mas não se enquadra nos pré-requisitos para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Nesse caso, para cancelar a inscrição no Enem é somente não fazer o pagamento do boleto. Não tem como solicitar isenção por outra categoria.

Data de aplicação das provas

Em 2017, o Enem será aplicado pela primeira vez em dois domingos consecutivos: em 5 e 12 de novembro. Então, se não pode comparecer em um dos dias em questão, vale o que foi dito no item anterior, ou seja, é somente não pagar a taxa de inscrição e ela será cancelada. 

Cidade de aplicação das provas

Esse é um dos campos aos quais mais se deve prestar atenção quando é feita a inscrição no Enem. Você realmente estará na cidade onde mora nos dias das provas do Enem? Relembre que as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos. 

Sendo assim, se você não estiver na cidade onde mora nos dias das provas do Enem, altere a opção até o fim das inscrições

Não se sente preparado

Alguns estudantes se inscrevem no Enem sem conhecer a prova. Por receio de não ter conhecimento necessário ou considerar a prova difícil, acabam querendo cancelar a inscrição no Enem. Se é o seu caso, fique tranquilo. Estude no Super Vestibular!

Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso Simulado Enem, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

Desconhecimento da utilização no Enem

Dede 2009, fazer o Enem é o passo seguinte para a maioria dos estudantes que terminam o ensino médio. Mas por que? Porque se inscrever e comparecer ao exame educacional permite participar de programas para ingressar no ensino superior, tais como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferta vagas em instituições públicas.

Com as notas do Enem, pode-se ainda se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo em instituições particulares, e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que conta com financiamentos de graduações em universidades privadas. 

É importante ressaltar que quem já terminou o ensino médio também pode fazer o Enem e ter o direito de participar dos programas mencionados acima. 

Vale a pena cancelar a inscrição no Enem?

Depois de mostrar as situações mais comuns que levam os candidatos a não fazerem mais o Enem, a sugestão é que você avalie se é o caso mesmo de desistir. Nunca é tarde lembrar que o desempenho no Enem é porta de entrada para várias oportunidades no seu futuro.

VEJA TAMBÉM

1 2