Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Ciências Humanas para o Enem
  5. Abordagens de História do Brasil Império no Enem

Abordagens de História do Brasil Império no Enem

As abordagens de História do Brasil Império no Enem são variadas e o uso de imagens é um dos recursos recorrentes.

Publicado por Cláudio Fernandes
O período imperial brasileiro constitui uma grande fonte de temas para questões do Enem
O período imperial brasileiro constitui uma grande fonte de temas para questões do Enem

Olá pessoal, tudo bem?

Neste texto faremos a análise de um tipo específico de abordagem das provas de História no Enem. Ultimamente, o Enem procura construir as questões sobre temas relacionados à História utilizando outros tipos de recursos além dos fragmentos de textos. O uso de imagens históricas constitui um destes recursos alternativos. Veremos, abaixo, de que forma o Enem constrói uma questão de História do Brasil, especificamente sobre o conteúdo de Brasil Império, valendo-se do uso de imagens. Mas antes de analisar a questão, precisamos destacar alguns dos temas potencias para as possíveis abordagens de História do Brasil Império no Enem.

As disciplinas de Ciências Humanas e, em especial, a História, têm para o Enem a função de despertar competências como compreensão, crítica e análise de fenômenos históricos e, também, desenvolver habilidades como o exercício da cidadania e conscientização dos problemas nos quais os homens estão envolvidos. O conteúdo de Brasil Império possui vários temas que podem ser abordados no Enem segundo essas competências e habilidades.

O tema da Independência do Brasil, por exemplo, que inaugurou o período imperial e colocou Dom Pedro I no poder, pode ser matéria de uma questão do Enem relativa à identidade cultural brasileira. Isso porque o Brasil Império dá ao país um status de nação e eleva o sentimento de nacionalidade dos brasileiros, que se expressa principalmente nas artes, como a música, a pintura e a literatura. Já o tema das revoltas da época do Segundo Império, como a Revolta Farroupilha, pode ser base para abordagens no Enem que levem em consideração a legitimidade das contestações do poder vigente, bem como abordagens que tenham em vista questões ideológicas, como é o caso da Revolução Praieira. Outro tema que é bastante abordado é a escravidão. Variados temas, derivados da escravidão, podem ser base para questões do Enem, desde a situação precária na qual viviam os negros escravizados, passando pela discussão sobre a abolição, até chegar a temas relacionados à política de cotas, justiça histórica, movimento negro e racismo.

Dá pra perceber que as abordagens da História do Brasil Império no Enem não se detém especificamente a datas e acontecimentos bem delimitados, mas, muito frequentemente, problematizam os temas mais complexos do período. Na questão abaixo, do Enem de 2013, pode-se perceber com esta problematização é feita a partir do uso de imagens.

Questão do Enem de 2013 sobre o Brasil Império
Questão do Enem de 2013 sobre o Brasil Império

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão acima, que se encontra no Caderno 1 de cor Azul, do Enem de 2013 – com resposta assinalada na cor verde –, apresenta duas imagens. A primeira, uma pintura de F. R. Moreaux, representa Dom Pedro I na proclamação da Independência, a outra, uma fotografia de M. Ferrez, retrata Dom Pedro II já idoso. A questão aborda a problemática das representações políticas contidas nas imagens dos dois imperadores e pede que o candidato assinale a alternativa na qual conste a ideia que cada imagem evoca. Para lidar com este tipo de abordagens, é necessário saber interpretar imagens, isto é: perceber as circunstâncias nas quais elas foram produzidas e que tipo de mensagem elas passam.

A primeira imagem, a de Dom Pedro I, como dissemos acima, é uma pintura que retrata a Proclamação da Independência. Sabemos que a Independência do Brasil é o acontecimento que institui o Império no país, isto é, estabelece uma forma de organização política desvinculada de Portugal, que exige novas formas de se lidar com os problemas que o Brasil enfrentava. Pois bem, percebemos que a pintura evoca uma ideia de Dom Pedro I como um líder triunfante cercado pelo “seu povo” e por ele apoiado. Dom Pedro, na pintura de Moreaux, é o líder que conduzirá a população a uma nova fase da política brasileira. Na segunda imagem, a fotografia que retrata Dom Pedro II, observamos um semblante sereno e imponente. Vemos Dom Pedro II já idoso, sentado de forma elegante. Pois bem, essa fotografia registra o contexto do auge do II Império brasileiro, onde a política imperial inaugurada por Dom Pedro I já se encontra estável e o respeito pela figura do imperador já é fato consumado entre a população do país.

A alternativa “B” é a única, das cinco apresentadas, que indica a leitura correta da imagem. Leitura essa que precisa combinar dois fatores, como mostramos: análise do contexto (das circunstâncias nas quais a imagem foi produzida) e observação atenta do que a imagem quer transmitir, uma leitura mesmo – como se fosse um texto.

Desse modo, é preciso ficar muito atento ao uso das imagens históricas no Enem. Sobretudo quando as abordagens exigem uma análise de representações que estas imagens trazem. Uma boa preparação para a prova do Enem requer estudo dos conteúdos e atenção às estratégias de elaboração das provas.

Bons estudos para todos!!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa