Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

A Cidade Medieval no Enem

Neste texto são oferecidas indicações de abordagens possíveis sobre o tema “a Cidade Medieval” no Enem.

Publicado por Cláudio Fernandes
As fortalezas das cidades medievais possuíam, inicialmente, um caráter essencialmente defensivo
As fortalezas das cidades medievais possuíam, inicialmente, um caráter essencialmente defensivo

Olá pessoal, tudo certo?

No texto de hoje trazemos o tema da cidade medieval e as possíveis abordagens que o Enem pode fazer em torno de tal tema. Analisamos também uma questão do Enem de 2011, que será apresentada logo mais, para que vocês compreendam como os temas da Idade Média são abordados.

Durante o período medieval, sobretudo a partir do século XI, ou seja, o período conhecido como Baixa Idade Média, a cidade teve um papel fundamental. Isso se deu por vários motivos; dentre eles, podemos mencionar a questão da defesa contra invasores, o renascimento comercial e a proliferação das corporações de ofícios e das profissões liberais. 

O renascimento comercial se deu principalmente por conta da recuperação das rotas comerciais do Mar Mediterrâneo, que durante muito tempo esteve sobre o domínio muçulmano, por parte de cidade europeias como Gênova e Veneza. Esse restabelecimento das rotas exigiu uma boa capacidade de recepção dos produtos que chegava de várias partes do mundo, sobretudo de reinos africanos e do Oriente. Os chamados burgos passaram a se desenvolver muito por conta da intensificação da atividade comercial, desencadeando também um renascimento urbano na Europa. Esse tema específico, relacionado à cidade medieval, pode ser objeto de abordagem no Enem por comportar uma série de problemáticas, tais como: a relação cultural entre vários povos através da atividade comercial, a figura do mercador navegante, os produtos comercializados, dentre outros. 

O tema das profissões liberais e das corporações de ofício, quando relacionado à cidade medieval, normalmente enfoca as circunstâncias da transmissão do conhecimento de uma arte, como a carpintaria, de mestre para discípulo, e a relação entre cidade e campo, haja vista que as ferramentas que eram fabricadas por artesãos nas cidades passavam a ser utilizadas pelos camponeses que, por sua vez, levavam os produtos agrícolas para aos centros urbanos. Essas noções de corporação, trabalhadores rurais e urbanos, transmissão de conhecimento, educação etc, podem ser também objetos de abordagem do Enem, já que exploram problemáticas relativas ao trabalho e à vida na cidade e no campo. Outro aspecto que pode ser abordado é o das Feiras Medievais.

O exemplo das edificações das cidades medievais também figura entre os mais importantes aspectos da cidade medieval. As fortalezas, o Castelo medieval, e a estrutura de defesa dos burgos, com suas enormes e extensas muralharas, podem ser amplamente abordados nas provas do Enem. Na prova do Enem de 2011, do caderno 1 de cor azul, a questão de número 35 trouxe uma abordagem exatamente sobre as muralharas da cidade medieval. Observe-a abaixo – a resposta correta está destacada na cor verde:

A questão acima, do Enem de 2011, abordou o tema da cidade medieval tomando como ponto de partida a função da muralha

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão acima, do Enem de 2011, abordou o tema da cidade medieval tomando como ponto de partida a função da muralha

 

Vocês percebem que a questão está estruturada a partir de uma citação de Georges Duby, um dos grandes historiadores do período medieval. Logo após a citação, a questão exige que o candidato assinale a alternativa que corresponda à mudança da função das muralhas no período medieval, no que se refere à passagem da função estritamente defensiva para a função pórtica, relacionada a pontos de passagem. Pois bem, antes de passarmos à resolução da questão, destacamos aqui a opinião do historiador francês Jacques Le Goff, outro grande estudioso do período medieval, tal como Georges Duby, a respeito da muralha medieval. 

Le Goff, no livro “O apogeu da cidade medieval”, acentua a importância da muralha, concebendo-a como o tipo de edificação que “estabeleceu a base material da identidade urbana”, bem como “uma dialética (diferença entre partes) do interior e do exterior que dominou a atividade urbana”. Essa concepção é absolutamente fundamental para entender a cidade medieval e perceber como ela se coloca como modelo urbano intermediário entre a cidade-estado antiga e os grandes centros urbanos da civilização moderna industrializada. 

Pois bem, no texto apresentado na questão do Enem, Duby fala que a muralha e as portas que limitavam a cidade medieval criaram o habitus (prática introjetada na sociedade) da mentalidade medieval de se “fechar”, motivado sobretudo pelo “sentimento de insegurança”, presente tanto no meio rural como no meio urbano. Percebemos, ao ler o texto da questão, que Duby está tratando estritamente da muralha no âmbito da primeira fase da Idade Média, visto que acentua a dimensão da função de segurança. Mas, como dissemos nos primeiros parágrafos deste texto, um dos aspectos que se articulam com o tema da cidade medieval é o do renascimento comercial e urbano, fenômeno que se relaciona intimamente com as rotas comerciais do Mar Mediterrâneo. A questão, ao exigir que se assinale a alternativa que indique a mudança da função de segurança para a função  pórtica, claramente está remetendo à ideia de comércio. 
Se lermos atentamente a questão e se tivermos informações básicas a respeito deste período, como a que apresentamos ao longo do texto, não fica difícil apontar para a alternativa A, “o crescimento das atividades comerciais e urbanas”, que é a correta. As outras alternativas, apesar de se relacionarem (exceto a letra C) com o contexto da Idade Média, não geram ambiguidades se o texto for bem lido.

Por isso uma leitura atenta e uma boa compreensão dos textos são decisivas para se resolver as questões de Ciências Humanas do Enem, em especial as de História. Fique atento a isso!

Bons estudos!!

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023