Home Enem

Enem

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem se consolidando e tomando proporções inimagináveis. Além de ser considerado uma das formas mais democráticas de ingresso no ensino superior, o Exame é adotado, hoje, pelas 63 universidades federais como processo seletivo ou parte da seleção.

Realizado anualmente por alunos de escolas públicas e privadas das 27 unidades federativas, o Enem é aplicado em dois domingos seguidos e é composto por 180 questões de múltipla escolha sobre quatro áreas de conhecimento mais redação.

Enem 2017

A edição de 2017 do Enem receberá inscrições entre os dias 08 e 19 de maio. O valor da taxa ainda não foi divulgado. Os inscritos farão as provas nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado será divulgado dia 19 de janeiro de 2018.

O primeiro dia de provas é composto por redação, 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e 90 de ciências humanas e suas tecnologias. A duração é de 5h30.

No segundo dia, os participantes têm 4h30 para responder 90 questões de matemática e suas tecnologias e 90 de ciências da natureza e suas tecnologias.

Em ambos os dias as provas começarão às 13h30 (horário oficial de Brasília). Os portões dos locais de prova fecharão às 13h.

Por que fazer o Enem?

Fazendo o Enem, o estudante pode concorrer a uma vaga em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), bolsa de estudo parcial ou integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiamento de graduação em instituições de ensino particulares pelo Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Aproveite e confira os artigos preparados pelo Super Vestibular e conheça a fundo o funcionamento e o sistema de avaliação do Enem e os programas que utilizam o desempenho obtido pelo candidato nas provas. Assuntos predominantes nas últimas edições e dicas sobre o que fazer antes, durante e após o Enem também estão a disposição para auxiliar na preparação para o maior teste educacional do país.

Parece simples, mas estudantes podem ficar confusos quanto o cálculo da média do Enem

Como calcular a média do Enem

O cálculo da média do Enem permite ao estudante avaliar suas possibilidades no SiSU, ProUni e Fies. Saiba como calcular!

  • Como é calculada a nota do Enem?

    As notas do Enem são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item, na qual os participantes são avaliados não só pelos acertos mas também pelas características de cada item

  • Como é corrigida a prova do Enem

    Teoria de Resposta ao Item é utilizado como critério de avaliação nas provas do Enem; redação é corrigida por dois avaliadores. Conheça seu Sistema avaliativo.

  • Como faço minha inscrição no Enem?

    Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem sem perder nenhum detalhe. Participantes devem ler o Edital com cuidado e atenção.

canais em Enem

  • Conteúdo para o Enem

    Conteúdo para o Enem

    Confira dicas dos professores sobre assuntos predominantes nas últimas edições que podem ser cobrados novamente no Enem 2016.

  • Por que fazer

    Por que fazer

    Enem pode ser utilizado para ingresso na universidade com SiSU, Sisutec e ProUni, para obter certificado do ensino médio e participar de programas como Ciência sem Fronteiras.

  • SiSU

    SiSU

    Confira tudo sobre o Sisu no Super Vestibular! A relação entre o Sisu e o Enem, qual a real função do Sisu, quais instituições o utilizam e muito mais!

  • Dicas para o Enem

    Dicas para o Enem

    Saiba o que fazer antes, durante e após o Enem. Como requerer isenção da taxa do Enem e o que levar no dia da prova são algumas das nossas dicas.

  • Provas e Gabaritos do Enem

    Provas e Gabaritos do Enem

    Confira os cadernos de provas e gabaritos do Enem. O Super Vestibular disponibiliza materiais das últimas edições do exame a partir do ano de 2009.

Artigos em Enem