Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Redação ou prova objetiva, por onde começar?

Redação ou prova objetiva, por onde começar?

Começar pela redação ou prova objetiva é uma decisão exclusiva dos vestibulandos; perfil e método devem ser levados em conta.

Publicado por Wanja Borges
Antes de decidir por começar pela redação ou não, o recomendável é que o estudante leia toda a prova
Antes de decidir por começar pela redação ou não, o recomendável é que o estudante leia toda a prova

Depois de muitos meses de estudo, dedicação e ansiedade, finalmente o grande dia chegou. Contudo, o que era pra ser um momento de alívio, muitas vezes acaba se transformando em uma situação embaraçosa. Ao se depararem com as provas, principalmente com conteúdos desconhecidos, milhares de estudantes entram em desespero e chegam a colocar tudo a perder. Nessa hora, respirar profundamente, acalmar os ânimos e traçar uma estratégia para resolução das questões é a melhor alternativa. 

É aí que vem a pergunta: redação ou prova objetiva, por onde começar? Em primeiro lugar, o candidato precisa analisar a metodologia utilizada, anteriormente, para resolução de simulados e outros testes. Considerar o perfil, ritmo e prática de cada estudante é a melhor forma de iniciar o processo. De qualquer forma, o aconselhável é fazer uma leitura de toda a prova assim que recebê-la. Além de ser importante para vistoriar possíveis falhas técnicas, auxilia o vestibulando a analisar o nível de dificuldade das questões.

Tempo

Em seguida, é preciso prever, de forma geral, o tempo que deverá ser destinado para a resolução de cada questão, levando em conta a produção da redação e o preenchimento do cartão-resposta. O tempo acaba sendo variável, já que nas questões mais fáceis será exigido um menor esforço, enquanto nas mais difíceis, será preciso dedicar mais tempo para sua resolução. Contudo, esta dica pode auxiliar o estudante a administrar melhor seu tempo e, principalmente, a manter a calma. 

Começar pelas fáceis ou difíceis?

É importante lembrar que a primeira e a última hora do vestibular tendem a ser menos produtivas, por conta da ansiedade e cansaço, respectivamente. Diante disso, alguns vestibulandos preferem começar a prova pelas questões mais fáceis, já que o acerto é praticamente garantido em decorrência do domínio do conteúdo. Por outro lado, existem estudantes que optam por iniciar o vestibular pelas disciplinas e/ou provas com maior peso, para tentar alavancar uma vantagem em relação aos concorrentes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se o estudante optar por começar a prova pelas questões objetivas, a vantagem é que a leitura dos enunciados poderá auxiliá-lo na produção da redação e ele terá autonomia para resolver as questões fáceis, produzir o texto e depois retornar para a parte objetiva, se tiver interesse.

Veja como fazer uma boa redação

Agora se o vestibulando começar pela redação, o ideal é que ele a finalize para só depois responder as perguntas de múltipla escolha. Interromper a linha de raciocínio pode ser prejudicial para o seu desempenho na redação. Além disso, desta forma, é possível ter um maior controle do tempo restante e mais disposição. 

Pular questões difíceis, reservar um tempo para o preenchimento do cartão-resposta e fazer simulados para treinar a capacidade de administração do tempo são outras dicas que podem beneficiar o candidato. Contudo, vale ressaltar que a prioridade de resolução das questões é uma decisão exclusiva do vestibulando. Somente ele tem conhecimento sobre os conteúdos apreendidos e desconhecidos e sobre suas facilidades e dificuldades. Ainda assim, uma coisa é certa: quando se estuda, a ordem dos fatores não altera o produto e dicas deixam de ser idolatradas para serem escolhidas. Portanto, mãos na massa!

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa