Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Passei no Vestibular. E agora?

Passei no Vestibular. E agora?

Você sabe o que fazer depois de conferir seu nome na lista de aprovados do vestibular? Comemorar é o primeiro passo.

Publicado por Wanja Borges
Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula
Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula

Estresse na hora dos estudos, dúvida para decidir o curso e a universidade e nervosismo enquanto aguarda o resultado. Esses três momentos expressam, com propriedade, a realidade vivenciada pelos vestibulandos durante o período de preparação para ingresso no ensino superior. Nesta fase, a preocupação é tanta que muitos estudantes acabam deixando de pensar nos desdobramentos de uma possível aprovação e, por isso, perguntas simples, como “passei no vestibular, e agora?”, acabam ficando sem respostas. 

Em primeiro lugar, é hora de comemorar. Para muitos, passar no vestibular é a realização de um sonho, por isso, nada mais justo do que celebrar esta conquista. Reúna amigos e familiares, raspe a cabeça, pinte com batom o nome do curso e universidade no rosto, peça dinheiro no trânsito, participe do trote dos veteranos e faça tudo que tenha direito. Acalmados os ânimos, é hora de pensar na vida universitária. A primeira coisa a se fazer é checar as datas da matrícula.

Algumas instituições divulgam o cronograma de matrículas juntamente ao edital de abertura das inscrições. Entretanto, outras preferem definir o prazo somente após a divulgação da lista de aprovados. Se definido antecipadamente, basta conferir a data no Manual do Candidato ou outro documento do processo seletivo. Caso contrário, checar o site e redes sociais da universidade ou entrar em contato, via e-mail ou telefone, com a Secretaria Acadêmica pode ser uma boa opção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Documentação

Em seguida, basta separar a documentação pessoal e acadêmica, basicamente constituída por foto 3x4, certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar. Algumas instituições exigem a apresentação de outros documentos, como no caso dos cotistas. Neste caso, basta conferir no edital. O importante é permanecer atento ao prazo, horário e local e não deixar a matrícula para a última hora.

Matrícula em disciplinas

Na maioria das universidades, após a efetivação da matrícula o estudante recebe um documento com as disciplinas em que ele foi matriculado, junto à carga horária, créditos, horários das aulas e outras informações. Algumas instituições preparam, ainda, uma programação especial para dar boas-vindas aos calouros, chamada de "calourada". No ato da matrícula, informe-se a respeito. Este é um importante momento para conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pela instituição. 

Após seguir todos esses passos, é hora de relaxar, descansar e aguardar o início das aulas. O estudante pode aproveitar este intervalo para conhecer melhor o curso e a universidade. Os Diretórios Centrais dos Estudantes e os Centros Acadêmicos costumam ser bons refúgios para os novatos. É importante lembrar que a universidade é totalmente diferente da escola, por isso, organização, paciência, interesse e dedicação são algumas das características que farão uma grande diferença nessa trajetória. No mais, boa sorte (outra vez). 

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa