Home Dicas Passei no Vestibular. E agora?

Passei no Vestibular. E agora?

Você sabe o que fazer depois de conferir seu nome na lista de aprovados do vestibular? Comemorar é o primeiro passo.

Publicado por Wanja Borges em Dicas

Compartilhe

Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula
Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula

Estresse na hora dos estudos, dúvida para decidir o curso e a universidade e nervosismo enquanto aguarda o resultado. Esses três momentos expressam, com propriedade, a realidade vivenciada pelos vestibulandos durante o período de preparação para ingresso no ensino superior. Nesta fase, a preocupação é tanta que muitos estudantes acabam deixando de pensar nos desdobramentos de uma possível aprovação e, por isso, perguntas simples, como “passei no vestibular, e agora?”, acabam ficando sem respostas. 

Em primeiro lugar, é hora de comemorar. Para muitos, passar no vestibular é a realização de um sonho, por isso, nada mais justo do que celebrar esta conquista. Reúna amigos e familiares, raspe a cabeça, pinte com batom o nome do curso e universidade no rosto, peça dinheiro no trânsito, participe do trote dos veteranos e faça tudo que tenha direito. Acalmados os ânimos, é hora de pensar na vida universitária. A primeira coisa a se fazer é checar as datas da matrícula.

Algumas instituições divulgam o cronograma de matrículas juntamente ao edital de abertura das inscrições. Entretanto, outras preferem definir o prazo somente após a divulgação da lista de aprovados. Se definido antecipadamente, basta conferir a data no Manual do Candidato ou outro documento do processo seletivo. Caso contrário, checar o site e redes sociais da universidade ou entrar em contato, via e-mail ou telefone, com a Secretaria Acadêmica pode ser uma boa opção.

Documentação

Em seguida, basta separar a documentação pessoal e acadêmica, basicamente constituída por foto 3x4, certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar. Algumas instituições exigem a apresentação de outros documentos, como no caso dos cotistas. Neste caso, basta conferir no edital. O importante é permanecer atento ao prazo, horário e local e não deixar a matrícula para a última hora.

Matrícula em disciplinas

Na maioria das universidades, após a efetivação da matrícula o estudante recebe um documento com as disciplinas em que ele foi matriculado, junto à carga horária, créditos, horários das aulas e outras informações. Algumas instituições preparam, ainda, uma programação especial para dar boas-vindas aos calouros, chamada de "calourada". No ato da matrícula, informe-se a respeito. Este é um importante momento para conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pela instituição. 

Após seguir todos esses passos, é hora de relaxar, descansar e aguardar o início das aulas. O estudante pode aproveitar este intervalo para conhecer melhor o curso e a universidade. Os Diretórios Centrais dos Estudantes e os Centros Acadêmicos costumam ser bons refúgios para os novatos. É importante lembrar que a universidade é totalmente diferente da escola, por isso, organização, paciência, interesse e dedicação são algumas das características que farão uma grande diferença nessa trajetória. No mais, boa sorte (outra vez). 

VEJA TAMBÉM

1 2