Home Dicas Obras literárias no vestibular

Obras literárias no vestibular

É importante que o estudante faça a leitura das obras literárias do vestibular, pois além de obter conhecimento sobre elas, ele também ampliará o seu vocabulário.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos
Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos

Não é de hoje que os vestibulares exigem a leitura de obras literárias e as suas respectivas análises como conteúdo das provas de língua portuguesa e literatura. O número de obras exigidas, bem como a abordagem de cada uma delas, pode variar de uma instituição para outra, mas o que não deve ser esquecido de forma alguma pelo estudante é a atenção especial que ele deve ter com a análise das obras no decorrer da preparação do processo seletivo.

Obras literárias para vestibular

Muitos vestibulandos não sabem ao certo como estudar essas obras, se devem ser lidas na íntegra ou se somente os resumos dos livros merecem atenção. Professores de literatura recomendam que seja feita a leitura de todas as obras de maneira integral, não sendo aconselhável somente a leitura superficial.

Outra dica é avaliar as questões dos vestibulares anteriores a fim de verificar o nível de dificuldade das perguntas. O resumo literário não precisa necessariamente ser descartado do material de estudos, entretanto, ele deve ser utilizado apenas como um material de apoio.

Organize-se

Para que o estudante não fique confuso, é interessante organizar um cronograma, estabelecendo a leitura de um livro por mês. A escolha deve seguir a ordem cronológica de literatura. Assim, é possível ter maior percepção do conteúdo e entender o motivo pelo qual as obras foram escolhidas para o processo seletivo.

É preciso estar atento também à forma em que se analisa a obra e, principalmente, saber em que época ela foi escrita. Não se deve analisar somente o seu enredo. É necessário saber em que fase o autor da obra estava para que seja possível fazer uma relação e conexão com outros fatores da época em que ela foi escrita.

Encontrar com grupos de colegas para discutir a leitura de determinado livro pode ser interessante. Discutam entre si para analisarem se estão alinhados quanto à análise do livro. Isso ajuda a esclarecer dúvidas e a ajustar pareceres.

Muitas obras literárias foram transformadas em filme. Uma ótima opção para incrementar os estudos e fixar a análise é assistir a esse material baseado nas obras. Isso ajuda o vestibulando a recuperar algum momento importante de determinado personagem.

Por fim, a leitura das obras também o ajudará a ampliar o seu vocabulário, contribuindo em outros momentos das provas, em que uma rica argumentação e ideias concisas serão exigidos, como no caso da confecção da redação e de outras questões analíticas. Tendo em mente esses cuidados e fazendo tudo certo, o retorno será garantido. Boa sorte!

VEJA TAMBÉM

1 2