Home Dicas Instituto Federal: referência em educação

Instituto Federal: referência em educação

A oferta de todos os níveis de ensino no mesmo recinto é um dos principais diferenciais do Instituto Federal.

Publicado por Wanja Borges em Dicas

Compartilhe

Brasil conta com Instituto Federal em 27 estados, atualmente
Brasil conta com Instituto Federal em 27 estados, atualmente

Criados pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia representaram uma revolução na educação profissional e tecnológica brasileira. Presentes atualmente em 27 estados, os 38 institutos com seus 400 campi formam hoje a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e são originários, em sua maioria, das 19 Escolas de Aprendizes e Artífices.

Instituições voltadas prioritariamente para a formação da classe trabalhadora, as Escolas de Aprendizes e Artífices foram criadas em 1909. Quase 30 anos depois, em 1937, surgiram os Liceus Profissionais e, em 1949, as Escolas Industriais e Técnicas foram instituídas. Já a aparição das Escolas Técnicas se deu apenas em 1959. No final da década de 70, elas se transformaram em Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica e, em 2008, em Institutos Federais. 

Os Institutos, além de oferecerem ensino público, gratuito, democrático e de excelência, também atuam no fortalecimento do processo de inserção cidadã de milhões de jovens, seja por meio dos seus cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnologia, seja pelos cursos técnicos e de pós-graduação. E é exatamente esse um de seus principais diferenciais: a oferta de todos os níveis de ensino em uma mesma instituição. 

Nos Institutos Federais, os estudantes podem iniciar sua vida acadêmica já na Educação Básica, inclusive com o ensino médio integrado ao técnico, seguir pela graduação e continuar na instituição até a pós-graduação (especializações, mestrados e/ou doutorados). A alta qualidade do corpo docente e a infraestrutura diferenciada também são fatores que contribuem para seu sucesso. 

Autarquias federais detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparados às universidades federais, os Institutos também possuem atuação decisiva no desenvolvimento local e regional ao oferecer formação contextualizada e preparação para o mercado de trabalho aos seus discentes, por meio de ações políticas, artísticas e culturais.

Em 2010, toda sua qualidade e sucesso foram comprovados, em nível internacional, quando o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) elegeu os estudantes de colégios militares e institutos federais, que compõem o sistema federal, como uns dos melhores do mundo. Referência mundial em educação, os Institutos Federais beneficiam hoje mais de 500 mil alunos com toda sua qualidade. Seja você também um dos beneficiados!

VEJA TAMBÉM

1 2