Home Dicas Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Muitos vestibulandos têm dúvida sobre o que quer dizer os números apontados nos dados sobre o curso mais procurado e o mais concorrido.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido

Muitos jovens que se preparam para o vestibular estão fazendo essas provas pela primeira vez e, ao se depararem com o edital repleto de novas informações, termos e palavras desconhecidas, ficam em dúvida sobre os dados contidos nesse documento. Grande parte dessas informações diz respeito à aplicação das provas e dos cursos, e é comum no decorrer dos meses do período de inscrição do processo seletivo as instituições liberarem números referentes ao curso mais procurado e ao mais concorrido.

Apesar de parecer uma informação fácil de ser assimilada, nem todo mundo consegue entender muito bem a diferença entre essas duas informações. Outro fator também é que nem sempre esses dois dados são relacionados a um mesmo curso.

Vamos tentar esclarecer a principal diferença entre o curso mais procurado e o mais concorrido a fim de acabar com as possíveis dúvidas. Assim, quando você se deparar com essas indicações, irá saber facilmente, podendo assimilar o que cada uma quer dizer. Confira!

Curso mais concorrido

É tido como o curso mais concorrido aquele que possui maior número de candidatos inscritos em relação ao total de vagas oferecidas, sendo assim o curso mais disputado naquele vestibular. Se, por exemplo, determinado curso oferta 50 vagas e tem 1 mil inscritos, a relação é de 20 candidatos para cada vaga disponibilizada.

Curso mais procurado

Já o curso mais procurado é aquele em que se tem o maior número de inscritos, independente da quantidade de vagas ou até mesmo da relação candidato x vaga.  Assim, ele não é necessariamente o curso mais disputado, e sim o mais buscado. Esse fator irá depender do número de vagas oferecidas. É o caso de um curso oferecer 2 mil vagas e ter 4 mil inscritos. A relação, nesse caso, será somente de 2 candidatos por cada vaga.

Ter essas informações claras é de grande valia para o candidato, pois ele poderá ter noção de quantos estudantes concorrem a uma mesma vaga que ele ou se o seu curso é um dos mais procurados. Sabendo esses números é possível também ter mais consciência da importância que o vestibular tem, pois mostra o quanto é importante se dedicar e fazer uma boa preparação. Afinal de contas, a tarefa não é fácil e há muitos candidatos e concorrentes se preparando tão bem quanto você. Mas, lembre-se: faça a sua parte e dê o seu melhor. Essa é a melhor forma de alcançar a aprovação no vestibular que deseja. Boa sorte!

VEJA TAMBÉM

1 2