Home Dicas Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Segundo especialistas, manter o ritmo de estudos é a melhor forma de evitar o nervosismo na hora do vestibular.

Publicado por Wanja Borges em Dicas

Compartilhe

Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular
Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular

Depois de muitos dias de preparação, finalmente o grande dia se aproxima e, junto a ele, vêm a ansiedade, nervosismo e aflição. Enquanto alguns estudantes reservam a semana do vestibular para revisar os conteúdos apreendidos no decorrer do ano letivo, outros preferem descansar do estresse e da intensa rotina de estudos. É aí que fica a dúvida: o que fazer nos dias que antecedem o vestibular? Qual a melhor forma de encarar o tão esperado dia? 

Segundo especialistas, o mais importante é manter o ritmo. Abandonar totalmente os livros ou se dedicar integralmente a eles só vai deixar o vestibulando ainda mais angustiado e inquieto. Na reta final, o mais recomendável é revisar os assuntos conhecidos. Buscar aprender conteúdos novos pode deixar o candidato inseguro e, consequentemente, prejudicar seu rendimento na hora das provas. 

Rever as anotações nos cadernos e os resumos das obras literárias pode ser uma boa forma de refrescar a memória. Além disso, resolver algumas provas, aplicadas em anos interiores pela instituição, é outro método para revisar o conteúdo estudado, ter uma noção da abordagem utilizada pela universidade e, ainda, treinar o tempo gasto para resolução das questões e produção da redação. 

Por outro lado, também é importante se distrair. Para os estudantes que não conseguem aliar o estudo com o lazer, fica a dica: o descanso e a calma devem ser priorizados nessa reta final. Programas leves, como cinema com os amigos ou jantar com os pais, acabam sendo excelentes formas de controlar a ansiedade e afastar a preocupação. Arrumar uma ocupação para as horas vagas é outro meio de canalizar a atenção e energia do candidato.  

Fazer uma nova leitura do Manual do Candidato é outro fator importante. É preciso atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões de acesso, a documentação que deve ser apresentada no dia das provas, os objetos cujo acesso é proibido e outras orientações gerais que garantam a participação do estudante no processo seletivo. De nada vale passar meses estudando e ser desclassificado no vestibular.     

Se houver condições, também é aconselhável fazer uma visita ao local de prova, analisando os diferentes caminhos e as condições do tráfego. Outra dica importante é deixar separados a documentação, canetas, cartão de inscrição e outros objetos que deverão ser levados no dia da prova. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e comidas diferentes e garantir boas noites de sono também são boas formas de se preparar para o grande dia. No mais, é só confiar no seu potencial e arrasar na prova. Se você estudou, essa vitória já é sua. Não há o que temer. 

VEJA TAMBÉM

1 2