Home Dicas Devo escolher inglês ou espanhol na prova do Enem?

Devo escolher inglês ou espanhol na prova do Enem?

Muitos estudantes ficam em dúvida em relação à opção de língua que devem fazer para a prova de idiomas do Enem.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

 O estudante fica em dúvidas quanto à escolha do idioma da prova língua estrangeira do Enem
O estudante fica em dúvidas quanto à escolha do idioma da prova língua estrangeira do Enem

Ao se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inúmeras dúvidas aparecem na cabeça dos estudantes. Entre todas as indagações está também a que se refere à opção de idioma na prova de língua estrangeira. A escolha da língua está entre as dúvidas mais frequentes dos candidatos. Mas e agora?! Como saber se devo escolher inglês ou espanhol?

A dúvida é natural, principalmente naqueles alunos que não possuem amplo domínio em nenhum dos idiomas. Muitos preferem optar pelo inglês por já terem certa noção, já que estudam desde cedo através de aulas no Ensino Médio e até mesmo no Ensino Fundamental. Outros acreditam que, em virtude do espanhol se assemelhar mais ao português, as chances de sair melhor são maiores. Entretanto, é preciso avaliar esses dois pontos de vista com bastante responsabilidade.

Aquele candidato que já assiste a seriados de TV norte-americana, ouve músicas em inglês e tem maior contato no geral com a língua inglesa possui inegavelmente maiores chances de sair melhor na prova desse idioma. Já aquele que não tem conhecimento em nenhum dos idiomas ou apenas o básico dessas duas línguas, terá maiores chances optando pelo espanhol, segundo especialistas da área educacional.

Porém, engana-se quem acredita que o espanhol, pela proximidade com o português, seja uma língua mais fácil. Esses dois idiomas possuem de certa forma a mesma raiz linguística, mas características distintas, tendo bastante diferença. Às vezes uma palavra em espanhol que se parece muito com uma em português pode ter um significado totalmente diferente.

Independente de qual seja o nível e a escolha do candidato, o mais importante para o estudante que está prestes a realizar o Exame são as informações e conhecimentos que traz consigo a partir da sua preparação para o ingresso no curso superior.

Geralmente, os textos cobrados nas provas de idioma do Enem são constituídos por assuntos recentes ou recorrentes na mídia, do dia a dia mesmo. Professores afirmam que as perguntas não fazem associação à facilidade com a língua, mas sim ao conteúdo e o conhecimento como um todo.

O que é muito prezado e, consequentemente, cobrado nas provas de línguas são as interpretações de texto. Outro fator fundamental é analisar os diferentes tipos de textos, como letras de músicas, tirinhas e até mesmo propagandas. Portanto, nunca é demais ficar atento a esses detalhes e se dedicar para fazer uma boa prova.

As provas de idiomas começaram a ser aplicadas no Enem no ano de 2010.

VEJA TAMBÉM

1 2