Home Dicas Conciliando trabalho e estudo para o vestibular

Conciliando trabalho e estudo para o vestibular

O vestibulando que possui jornada dupla de trabalhar e estudar para o vestibular deve ser ainda mais organizado e dedicado por conta de sua escassez de tempo.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Alguns estudante além de se dedicarem ao vestibular, precisam dividir a tarefa com atividades profissionais
Alguns estudante além de se dedicarem ao vestibular, precisam dividir a tarefa com atividades profissionais

Nem todos os estudantes que se preparam para o vestibular podem gozar de todo o seu tempo para dedicar aos estudos. Muitos precisam conciliar a dedicação para o vestibular com atividades profissionais, tendo tempo muito escasso para o estudo, a leitura e a resolução de exercícios de fixação. Entretanto, mesmo sendo mais difícil a preparação para as provas, nada impede que sejam tão capazes quanto os demais de ingressarem em uma instituição de ensino superior.

Estudo aprofundado e especializado requer tempo e dedicação. Esses dois fatores acabam sendo muito complicados para quem trabalha e estuda. Então, o que fazer para conciliar as duas atividades? O caminho não é fácil e às vezes até mais cansativo. Por isso, o estudante que trabalha, mas que deseja obter a aprovação no vestibular, deve ter consciência de que é preciso aproveitar todo o tempo que possui disponível para a dedicação ao vestibular. E quem realmente deseja uma vaga em instituições concorridas precisa levar a sério esse desafio. É necessário aproveitar todos os minutos livres, inclusive aproveitando o horário do almoço e outras pausas das atividades profissionais.

Como essa jornada dupla é bem mais cansativa, é preciso que o candidato tenha também força de vontade dobrada. A melhor forma, nesse caso, é aproveitar o tempo e horas vagas que surgem no decorrer do dia, como os intervalos, além dos finais de semana, que devem se tornar o momento de dedicação integral para a confecção de resumos, resolução de exercícios, produção de redações etc.

Procure também acompanhar aulas e questões comentadas pela internet. Atualmente, é possível encontrar muito conteúdo nesse formato na rede. Esta é mais uma forma de poder se dedicar entre as folgas das atividades profissionais, já que hoje o acesso à internet é bem facilitado, sendo possível acessar até via celular.

Mesmo com toda a correria e dedicação que as duas atividades possam trazer, é importante também estabelecer um horário ou período de descanso entre os afazeres profissionais e os estudos. Pesquisas já comprovaram que estudos por horas consecutivas sem o devido intervalo podem acarretar em rendimentos inferiores à média esperada. Por isso, separe um momento de relaxamento.

Além disso, lembre-se de que o mais importante é não se desesperar, pois tudo é uma questão de organização das atividades e do tempo. Fazendo isso, o vestibular será uma etapa tranquila que você irá vencer com êxito.

VEJA TAMBÉM

1 2