Home Dicas Como saber se estou preparado para a Universidade?

Como saber se estou preparado para a Universidade?

Após o vestibular e a aprovação, chega a hora do calouro iniciar sua vida universitária.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio

Após o período intenso de preparação para o vestibular, finalmente você conseguiu sua aprovação. Alguns meses se passaram, você já realizou sua matrícula e as aulas na universidade estão prestes a começar. É nessa hora que os recém-universitários começam a ficar receosos e indagam: será que estou preparado para a vida na universidade?

Realmente, só quem já passou por isso para saber. E se engana quem pensa que os dias serão de intensa farra e vida boa. Pelo contrário, a partir de agora é você por você mesmo. Aquele estudante que está acostumado a ter o professor cobrando o conteúdo da aula e os exercícios, avaliando se você está por dentro ou não da matéria e pedindo para você copiar o conteúdo do quadro não vai existir mais. Você é quem deverá ter essa responsabilidade e esses cuidados.

Responsabilidade

Quem chega à universidade pensando que ela é uma extensão da escola, acaba se dando mal, pois como já dissemos aqui, o professor estará a sua disposição para ensinar, mas ele não irá correr atrás de você pedindo que você preste atenção e aprenda. O universitário deve ser o maior interessado em assimilar todo o conteúdo. A partir de agora, a vida começa a ser de “gente grande”. Você inicia seus primeiros passos rumo a sua carreira profissional.

No decorrer dos semestres, a tendência é que o ritmo de estudos e aulas fique cada vez mais puxado, pois os conteúdos irão se aprofundando à medida que o tempo vai passando. E se o aluno não se organizar desde o início, irá ficar perdido lá na frente.

Seu futuro

Mas, fique tranquilo, pois a vida na universidade não é nenhum tormento, pelo contrário, é muito interessante e motivadora, afinal de contas, você estará lidando com o conhecimento que o levará ao crescimento profissional na área em que escolheu exercer para o resto da sua vida. Lembre-se de todo seu esforço e luta para garantir a aprovação no vestibular. O ideal é que você mantenha o mesmo ritmo de dedicação e empenho que teve para entrar na instituição que está estudando agora. O que está em jogo é a sua futura carreira.

E para aqueles mais desesperados, não há motivo para pânico. A universidade é só mais uma etapa de um novo desafio dentre outros inúmeros que você enfrentará no decorrer de sua vida. Esforce-se e empenhe-se! Mostre que você fez por merecer para estar ali e que não foi à toa que deixou muitos concorrentes para trás ao garantir sua vaga.

Sucesso!

VEJA TAMBÉM

1 2