Home Dicas Como conciliar o tempo durante a prova

Como conciliar o tempo durante a prova

Saber dividir corretamente o tempo na prova ao responder as questões do vestibular é fundamental para um bom desempenho no processo seletivo.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular
É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular

Um ponto muito importante e que deve estar bem claro a todos os candidatos de qualquer processo seletivo é a administração do tempo durante a realização das provas do vestibular. Apesar de muitos estudantes acharem que é uma questão totalmente fácil de lidar, outros muitos possuem dúvidas quanto à distribuição do tempo. Por onde começar a responder, se deve fazer a redação antes de tudo, se o correto é seguir a ordem da prova etc.

O que professores e especialistas da área orientam é que o candidato comece a prova pelas questões que ele considera mais fáceis, já que tanto elas quanto as mais difíceis possuem o mesmo peso, ou seja, o mesmo valor de pontos. E num processo seletivo como o vestibular, o interessante é que se acumule o maior número de pontos e não que se responda os questionamentos mais complicados.

Inicie fazendo uma leitura da prova, começando pela matéria que tenha mais facilidade e vá alternando as matérias a cada grupo de questões. Deixe de lado as perguntas mais longas ou complicadas. Vá resolvendo as que você considera mais fáceis e marque com algum sinal ou símbolo as outras que conheça o assunto, mas que acredita levar mais tempo para resolver. É importante também não ficar muito tempo numa questão só.

Após a conclusão de todas as perguntas consideradas fáceis, volte nas que foram sinalizadas e comece a resolver. Ao terminá-las, faça uma espécie de revisão de todas as questões que já foram respondidas até o momento. Após essa conferência, passe as mesmas para o cartão de resposta. O candidato já tem aí mais da metade da prova pronta e respondida. Agora, com o restante do tempo, é hora de “brigar” com as perguntas que foram deixadas de lado.

Vale lembrar que questões consideradas mais fáceis estão espalhadas por toda a prova, inclusive nas disciplinas em que o estudante não gosta tanto. Portanto, ao fazer a leitura da prova, dê uma olhada nas questões das matérias de Química, Física e Matemática. Nestas disciplinas podem ser encontradas resoluções fáceis, o que é a garantia de novos pontos. Deixar para o final todas as questões de disciplinas consideradas pesadas e mais difíceis pode ser perigoso, já que o candidato pode se desesperar, por conta da tensão e do menor tempo restante. Claro que toda regra tem exceção, podendo esse método variar da preferência do estudante.

Dica

Outra dica dada por professores é fazer um cálculo simples para se aproximar de uma média de tempo para a resolução de cada questão. Para saber, divida o tempo total de prova em minutos pelo total de questões da prova. Com essa estimativa é possível obter um tempo aproximado por questão.

Além de todas essas dicas, o mais importante é o estudante estar calmo e ciente de que estudou, estando assim preparado para enfrentar todos os questionamentos presentes na prova. A tranquilidade é um dos maiores aliados nesse momento. Dessa forma, a aprovação será garantida.

VEJA TAMBÉM

1 2