Home Dicas Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Muitos amigos ao se prepararem para o vestibular acabam se tornando concorrentes a uma mesma vaga em determinada instituição.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular
É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular

Não é novidade para ninguém que em época de vestibular o candidato precisa estudar e se dedicar muito para passar, afinal de contas, são muitos concorrentes buscando a mesma vaga que ele. Mas e quando esse concorrente é também seu amigo? Como lidar com a situação? É possível continuar com a amizade?

Por incrível que possa parecer, é mais do que natural que amigos concorrentes se tornem ainda mais próximos e grandes companheiros, inclusive de estudos. Não há como negar que a tal concorrência sempre estará entre eles durante esse período, entretanto, ela não pode ser confundida com rivalidade e ser sinônimo de desavença, pois a amizade deve prevalecer, sendo totalmente possível a convivência.

Se ajudem

Para que essa “disputa” não se torne algo tão acirrado e constrangedor entre os amigos é interessante que eles enxerguem a concorrência como uma parceria de novos e futuros colegas de profissão. Assim, as chances de sucesso tanto no vestibular quanto na carreira profissional serão garantidas para ambos. Mas para que isso aconteça efetivamente, é necessário que o candidato esteja seguro quanto a sua preparação nos estudos.

Como todo estudante sabe, preparar-se para o vestibular não é uma tarefa fácil e exige esforço, sacrifício, responsabilidade e muita força de vontade. Por isso, os amigos devem aproveitar a oportunidade de estarem se dedicando por um mesmo objetivo para trocarem informações sobre as universidades, notícias da área e da futura profissão, cursos, novidades a respeito do assunto, eventos, novas estatísticas, dentre outros.

É importante também levar a situação na brincadeira, na esportiva e lembrar que no mercado de trabalho existem chances e oportunidades para os dois (ou mais) futuros profissionais de qualquer que seja a área e o curso escolhido.

Preocupar-se com o vestibular e com a concorrência de seu curso é completamente natural e aceitável, mas é preciso ficar atento e tomar muito cuidado na forma com que essa concorrência pode afetar as pessoas a sua volta, principalmente aqueles amigos que disputam a mesma vaga que você.

Lembre-se de que, na maioria das vezes, ter um concorrente amigo é mais uma forma de ajuda para você tanto nos estudos para o vestibular quanto na futura carreira profissional, além de ser uma forma de reforçar a amizade. Portanto, relaxe e seja parceiro do seu amigo / concorrente.

VEJA TAMBÉM

1 2