Home Dicas Como combater o estresse pré-vestibular?

Como combater o estresse pré-vestibular?

Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando.

Publicado por Wanja Borges em Dicas

Compartilhe

Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress
Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress

Abdicação do lazer, conflitos naturais da adolescência, responsabilidade sobre importantes decisões e pressão pessoal e familiar, aliados à intensa rotina de estudos e a forte competição, são alguns dos principais aspectos que ocasionam o famoso stress pré-vestibular. Despercebida em muitos casos, essa tensão pode se agravar com o tempo, chegando a prejudicar o estudante em seus estudos e, até mesmo, em seu desempenho no dia das provas de vestibular

Para evitar esse tipo de situação, é preciso, em primeiro lugar, identificar e reconhecer os sintomas do estresse, como insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão. Esses sinais, se prolongados, podem resultar em indisposições gástricas, perda de memória, distúrbio de sono e humor além de, inclusive, em uma doença crônica, que pode se transformar em um ciclo vicioso de irritação e desgaste mental.

Organize as atividades

Definir os horários para cada tipo de atividade e fixar a atenção apenas em uma coisa de cada vez pode ser um bom método para prevenir o estresse. Esse tipo de hábito contribui para a administração da ansiedade e o controle emocional do estudante. Além disso, também é preciso reservar uma parte do tempo para o lazer, práticas relaxantes e, inclusive, atividades físicas como forma de canalizar as energias do vestibulando.

Separe um tempo para lazer

Evitar comentar sobre vestibular durante o lazer, prestar atenção na respiração e fugir dos excessos são outras formas de coibir o estresse. Outra questão é a cobrança descontrolada para conseguir êxito nos processos seletivos. Nesta fase, o apoio dos pais e amigos também é de fundamental importância para estimular a confiança e o pensamento positivo do vestibulando.

Cuide da saúde

Se alimentar bem e dormir pelo menos sete horas por dia também podem auxiliar na concentração e desempenho do estudante. Mantendo o corpo descansado, automaticamente a mente fica tranquila. Caminhar ou correr pela manhã e tomar chás calmantes durante o dia, como o de camomila, são outros hábitos que aliviam as tensões, controlam o stress e equilibram o estado de espírito do vestibulando. 

Considerado o mal do século, o estresse atinge, atualmente, grande parte dos jovens, prevalecendo inclusive na fase adulta, por isso, se esse desconforto tomar grandes proporções, procure um profissional para iniciar um tratamento imediatamente. Além de prejudicar os seus estudos, o estresse pode gerar alterações indesejáveis e irreparáveis, resultando, assim, em efeitos negativos para a saúde e bem-estar do ser humano.

VEJA TAMBÉM

1 2