Home Dicas Avaliando a universidade para prestar vestibular

Avaliando a universidade para prestar vestibular

O estudante que se prepara para o vestibular precisa conhecer e avaliar algumas questões antes de escolher a universidade que deseja ingressar.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Antes de prestar vestibular, visite o campus da faculdade e conheça o ambiente
Antes de prestar vestibular, visite o campus da faculdade e conheça o ambiente

O estudante está se preparando para o vestibular, já sabe qual curso deseja prestar e qual profissão quer seguir após o término da faculdade. Assim como a escolha do curso, chega então a hora de optar por qual faculdade deseja estudar, até mesmo para que a sua preparação seja mais eficaz e objetiva, podendo estudar de acordo com os métodos avaliativos que determinada universidade estabelece.

Mas apesar de parecer fácil de definir, alguns jovens não sabem o que devem fazer para escolher a instituição de ingresso. Separamos nesse artigo alguns itens que vão ajudar você a direcionar essa escolha. Por meio de análises simples, será possível chegar à conclusão de qual é a melhor opção para se prestar vestibular.

Referência

Para começar, é importante avaliar de início o histórico da faculdade e do curso que deseja cursar, se ela possui uma boa referência quanto aos profissionais empregados no mercado de trabalho etc. Após essa primeira pesquisa, avalie a trajetória do curso pretendido dentro desta instituição. Se é um curso tradicional, quantas turmas já se formaram desde que o curso funciona, se ele é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e a nota que possui, entre outros fatores ligados à história desses dois itens.

Visite a faculdade

Após essa primeira análise é interessante que o estudante visite a instituição, se possível pessoalmente, e conheça suas instalações, obtendo um breve histórico dos cursos que ela oferece. Caso não tenha a possibilidade de se deslocar até o local, procure acompanhar as atividades através do site e redes sociais da universidade. É interessante avaliar sua infraestrutura de laboratórios para atividades práticas, salas de aula, se é fornecido algum tipo de material didático como complementação de estudo, além de biblioteca com acervo bibliográfico para a área do seu curso.

Professores

Nessa mesma visita e/ou navegação pela internet, pesquise também o corpo docente da faculdade e, principalmente, os professores do curso que pretende prestar vestibular, para averiguar sua capacitação profissional.

Custo

Em casos de faculdades privadas, é preciso avaliar também a questão dos custos da mensalidade do curso pretendido e fazer as contas. Será que você terá condição de realizar todo o curso com ele custando determinado valor? Vale ressaltar que os custos não ficam somente com a mensalidade, pois há também, em alguns casos, despesas com materiais e livros específicos. Portanto, atente a esses fatores.

Localização

Outra pesquisa esquecida pela maioria dos vestibulandos ao escolherem em qual universidade desejam ingressar está ligada à localização. Esse item é muito importante, pois quando se estuda em um lugar acessível ou de fácil acesso a transportes públicos coletivos, tudo se torna mais motivador. Quando o acesso à faculdade é difícil e cansativo, acaba desmotivando o aluno a cada vez que ele se recorda de todo o trajeto que tem que fazer para ir assistir a aula.

Atividades

Por fim, veja se a instituição oferece algum tipo de atividade extracurricular ou outros cursos com algum tipo de benefício aos universitários, como aulas de idiomas, dança, música, teatro, entre outros. Avaliando esses quesitos será bem mais fácil optar por uma instituição para prestar vestibular.

VEJA TAMBÉM

1 2