Home Dicas Aprovado em mais de uma instituição

Aprovado em mais de uma instituição

O estudante aprovado em mais de uma universidade deve analisar pontos positivos e negativos de cada uma de suas aprovações.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades
Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades

Qual estudante não fica feliz ao saber que depois de muito esforço e sacrifício alcançou a tão sonhada aprovação no vestibular?! E quando a aprovação acontece em mais de uma instituição?! A felicidade é sem tamanho tanto para o recém-calouro como para amigos e familiares. Mas passado o momento de euforia, vem então a hora considerada difícil para muitos, que é a de escolher em qual das instituições estudar.

Na verdade, esta é uma situação em que muitos vestibulandos gostariam de passar. Atualmente, em virtude da grande concorrência dos processos seletivos, não são todos os candidatos que possuem desempenho suficiente para serem aprovados em mais de uma instituição. Muitos não conseguem ser aprovados em uma sequer.

Analise todos os aspectos

Caso o aluno tenha o privilégio de passar por essa situação, o que deve pesar na sua escolha para decidir onde estudar? Realmente essa decisão é muito pessoal e envolve inúmeros fatores. Devem ser observados aspectos relacionados à tradição da instituição, a história do curso em que foi aprovado, a estrutura oferecida para as aulas (laboratórios, corpo docente, grade curricular etc.), localidade, entre outros. Após analisar todos esses aspectos, é preciso pesar então os pontos positivos e negativos que cada instituição irá oferecer para você no decorrer de sua trajetória acadêmica.

Despesas

Quando é necessário que o estudante mude de cidade para fazer o curso, é importante levar em conta outros aspectos. Apesar de a mudança ser um processo natural e muitos passarem por essa situação a cada novo resultado de vestibular, é necessário estar atento, pois essa decisão acarretará também em despesas extras, mesmo no caso da aprovação em instituição pública.

Gastos com aluguel, alimentação, material didático, entre outros, também devem ser avaliados no momento da escolha. Hoje já existem opções para estudantes de outros municípios que se deslocam para cidades diferentes a fim de fazer a graduação. Pensionatos, repúblicas e casas de estudante podem ser ótimas opções para esses jovens. Mas mesmo assim é preciso colocar tudo na ponta do lápis e levar em conta esses aspectos.

Educadores também orientam que caso a dúvida persista por mais tempo, não sendo possível chegar a um consenso antes da data de realização de matrícula, o indicado é que o jovem faça o registro acadêmico como garantia de vaga até que se decida melhor.

Mas o mais importante é ter consciência de que isso deve ser uma escolha do aprovado. Muitas pessoas irão opinar, sugerir, dar seu ponto de vista, entretanto, somente ele é que poderá realmente decidir qual é a melhor decisão para o seu futuro acadêmico. 

VEJA TAMBÉM

1 2