Home Dicas 5 dicas para estudar obras literárias dos vestibulares

5 dicas para estudar obras literárias dos vestibulares

Separamos 5 dicas que irão te auxiliar nos estudos das obras literárias cobradas nos vestibulares

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

 Fazer fichamentos das leituras das obras literárias é uma boa maneira de memorizar o conteúdo
Fazer fichamentos das leituras das obras literárias é uma boa maneira de memorizar o conteúdo

As obras literárias dos vestibulares são leituras exigidas para a realização das provas de Literatura e Língua Portuguesa. O número de obras exigidas, bem como a abordagem de cada uma delas, pode variar de uma instituição para outra, mas o que não deve ser esquecido de forma alguma pelo estudante é a atenção especial que ele deve ter com a análise dos livros no decorrer da sua preparação para o Vestibular.

Unicamp, USP, Unesp e UERJ são algumas das universidades com vestibulares bastante concorridos e que cobram obras literárias. Muitos vestibulandos não sabem ao certo como estudar essas obras, se elas devem ser lidas na íntegra ou se somente os resumos dos livros merecem atenção. 

Saiba mais sobre as obras literárias no Vestibular!
 
Pensando nisso, pedimos ajuda a professora de literatura Elaine Antunes, da Escola Dínamis, que deu 5 dicas para estudar as obras literárias dos vestibulares.

1. Leitura com atenção

Ao fazer a leitura da obra literária, é importante ter atenção aos principais pontos, como a contextualização do período em que o texto foi produzido. É bom lembrar também que a arte deve ser compreendida partindo do olhar do autor na época da obra. 

2. Foco no que costuma ser cobrado

E preciso também se atentar ao que poderá ser perguntando nas questões referentes à prova de Literatura, como as características do movimento literário do qual a obra pertence e o processo interpretativo da história. 

3. Memorização 

Memorizar é diferente de decorar

Para memorizar detalhes da leitura e, consequentemente, estudar melhor o conteúdo, é interessante realizar fichamentos com os nomes dos personagens e fazer um resumo do enredo em si para entender corretamente a história. Lembrando sempre que memorizar é diferente de decoreba.

Saiba como melhorar a memória!

4. Articulação de contextos históricos

Respostas completas e bem articuladas. É isso que muitos vestibulares levam em consideração ao avaliar as questões respondidas. Por isso, sai na frente o estudante que, ao responder, faz o comparativo com outros escritores da mesma época da obra citada e faz referências ao posicionamento ideológico do livro.

5. Leitura proveitosa

Apesar de ser uma leitura para estudo e recheada de tensão por conta do vestibular, é interessante que o vestibulando faça disso um momento de relaxamento e diversão, sem sofrimentos como algo penoso e obrigatório, devido a uma futura avaliação. 

A leitura não deve estar associada a algo sofrível em hipótese alguma. Pelo contrário, a leitura das obras trará muitos benefícios aos estudantes. Uma das vantagens é a ampliação do vocabulário, o que poderá contribuir nas respostas das questões discursivas de outras disciplinas e na produção da redação.

Faça sua parte que o retorno será certo. Boa sorte!
 

VEJA TAMBÉM

1 2