Home Dicas 10 dicas de estudos para o vestibular do ITA

10 dicas de estudos para o vestibular do ITA

As vagas oferecidas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica estão entre as mais disputadas do país.

Publicado por Rafael Batista em Dicas

Compartilhe

Os estudantes que sonha com uma vaga no ITA precisam ter um projeto objetivo de estudos.
Os estudantes que sonha com uma vaga no ITA precisam ter um projeto objetivo de estudos.

O sonho de cursar uma graduação em uma instituição pública muitas vezes esbarra na concorrência e no nível de dificuldade das provas do vestibular. No Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é assim, pois trata-se de um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil. 

O ITA é o sonho da maioria dos apaixonados pela área de exatas. Muitos estudantes passam anos se preparando para ingressar nos cursos de Engenharias do ITA e abdicam de descanso e lazer.

Seja para seguir ou não a carreira militar, quem sonha com o ITA precisa ter convicção do que quer e não desistir dos estudos. Foi isso que o Super Vestibular ouviu de alguns estudantes que conseguiram aprovação para o instituto. Eles listaram algumas dicas para quem tem o mesmo objetivo.

1. Antecipe-se

Quanto mais cedo começar a preparação, melhor. Alguns estudantes passam todo o ensino médio se preparando para as provas deste vestibular. Então, independente de quanto tempo falta pra a prova, comece a estudar já.
 
2. Planejamento

Todos os estudantes foram unânimes em dizer que é preciso planejar, traçar metas e períodos. Mesmo frequentando cursinhos, é necessário ter uma rotina de estudos também fora da sala de aula. Por isso, é importante ter um cronograma determinando uma quantidade de horas e disciplinas para cada dia da semana.

3. Alternar estudos e atividades físicas

Essa dica é tão importante quanto a primeira, pois a saúde do corpo precisa estar em dia na hora da prova. Desta forma, será preciso incluir na rotina um tempo para a prática de exercícios físicos e ter bons hábitos alimentares. Além das provas tradicionais, o vestibular do ITA também faz uma inspeção de saúde nos candidatos.

estudante correndo

Além dos estudos, ter uma rotina de atividades físicas é essencial.

4. Priorizar os estudos

Nesse tempo de preparo para o vestibular algumas coisas terão que ser deixadas de lado, como as festas. Claro que o convívio social ajuda muito, principalmente no alívio do estresse, mas os exageros precisam ser rigorosamente eliminados. Contar com amigos, familiares e namorado(a) que apoiem nessa decisão também faz toda diferença.

5. Exatas

É indispensável nutrir gosto pelas disciplinas de exatas, além de priorizá-las durante o estudo. É importante imprimir um ritmo mais forte de revisão nas disciplinas de Matemática, Física e Química, além de Português e Inglês, que possuem lá suas relevâncias nas provas.

6. Estudar em grupo

Além de estudar no cursinho, com a ajuda do professor, e ter uma rotina de estudos sozinho, é importante ter um grupo de estudos, com estudantes que tenham o mesmo foco. Discutir as questões de provas anteriores ajuda no processo de assimilação do conteúdo.

estudo em grupo

Trocar informações com outros colegas ajuda na rotina de estudos.

7. Simulados

Alguns cursinhos já oferecerem a experiência do simulado com estrutura parecida com as das provas do ITA. Os vestibulandos também podem ter acesso às provas anteriores do ITA e tentar responder, se adaptando ao estilo da avaliação e ao nível de dificuldade.

8. Contato com alunos do instituto

Conhecer estudantes que já passaram pela etapa do vestibular ajuda bastante, pois algumas dicas preciosas só quem já passou pode dar, além de nutrir o desejo de estar no instituto. Sempre que possível converse com alunos do ITA e aprenda sobre as rotinas de estudos que eles enfrentaram.

9. Confie em si mesmo

Todos os esforços serão em vão se o estudante não acreditar na sua capacidade de conseguir aprovação. A autoconfiança levará o estudante com tranquilidade para a prova, aumentando as chances de acertos.

10. Não desista

Com uma concorrência tão grande é natural que muitos estudantes não consigam aprovação de primeira. Mas isso não é motivo para desistir, a experiência de reprovação, quando bem aproveitada, pode se tornar vantagem no ano seguinte. Todas essas dicas foram dadas por três estudantes que não passaram na primeira tentativa.

VEJA TAMBÉM

1 2