Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. ProUni
  4. Como se inscrever no Prouni?

Como se inscrever no Prouni?

A inscrição do ProUni é gratuita e feita pela internet. Confira o passo a passo de como se inscrever no programa do MEC que concede bolsas de estudo

Publicado por Wanja Borges
Antes de se inscrever no Prouni, candidato precisa checar se preenche os critérios do programa
Antes de se inscrever no Prouni, candidato precisa checar se preenche os critérios do programa

As inscrições para o ProUni são feitas, exclusivamente, pela Internet, por meio do site ProUni Aluno

O processo seletivo acontece semestralmente e a adesão pode ser feita, normalmente, nos meses de janeiro e julho, em um dos quatro dias de prazo estabelecidos.

O Super Vestibular recomenda que o estudante não deixe para se inscrever de última hora. 

Para os candidatos que não têm acesso à internet, computadores são disponibilizados nas instituições de ensino cadastradas.

Para iniciar a inscrição, o estudante precisa entrar no sistema com os dados de acesso da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do Governo Federal. Em caso de esquecimento, ela pode ser recuperada.

Tópicos deste artigo

Requisitos

Em primeiro lugar, o estudante precisa saber se preenche os critérios estabelecidos para participação no programa. Além de ter concluído o ensino médio tanto na rede pública quanto na particular, ele também deve possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Saiba aqui quem pode participar do ProUni

Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o critério de seleção utilizado pelo Programa, o candidato também precisa ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Exame e não ter zerado a redação.

Com exceção dos professores de rede pública de educação básica, participantes com algum diploma de ensino superior não poderão participar do processo. 

Questionário

Clique na imagem para ampliar

Logo após o login, o candidato deverá preencher um questionário com perguntas obrigatórias.

Neste formulário, o participante responderá sobre sua raça e cor, se é ou não portador de deficiência física, em que tipo de escola cursou o ensino médio, se é professor da rede pública de ensino e integra o quadro pessoal permanente ou se possui matrícula ativa ou trancada em alguma instituição de ensino superior.

Após indicar as respostas, ele deverá declarar se é brasileiro nato ou naturalizado, além de informar se concluiu algum curso superior até o momento. 

Grupo Familiar

Clique na imagem para ampliar

Em seguida, é a hora de indicar as informações do Grupo Familiar. Após preencher sua renda bruta mensal, o candidato deverá adicionar os dados pessoais e financeiros de cada membro da família, como grau de parentesco, nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois de respondido, basta clicar em Adicionar e partir para o próximo membro. Logo abaixo do formulário, é possível acompanhar quanto membros foram cadastrados e uma pequena listagem com os dados básicos do grupo.

Após inserir todos os componentes, é só clicar em Salvar e Prosseguir. Uma nova janela é aberta para que o candidato declare estar ciente da veracidade do conteúdo e dos documentos exigidos para comprovação das informações. 

Cursos

Clique na imagem para ampliar

Depois de conferir as informações do candidato, chegou a hora de escolher a primeira opção de curso.

A pesquisa pode ser feita pelo nome da instituição, município ou curso. Ao indicar qualquer uma dessas três opções, são informadas, automaticamente, as graduações que possuem relação com a pesquisa, disponibilidade e perfil socioeconômico do estudante.

O grau, turno, valor da mensalidade e quantidade de vagas para cotas, ampla concorrência e adicional também são exibidos. Ao clicar no curso de interesse, o candidato precisa informar se já é aluno da instituição e definir sua modalidade de concorrência.

Após confirmação dos dados, basta seguir esses passos novamente e escolher a segunda opção de curso e pronto, sua inscrição foi realizada com sucesso.

Clique na imagem para ampliar

Da mesma forma que acontece no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o candidato que vai se inscrever no Prouni também pode alterar sua escolha durante os dias de inscrição.

Muitos estudantes adotam este hábito principalmente em razão das notas de corte, que são atualizadas uma vez por dia, aumentando assim a chance do participante se inscrever para um curso que possui mais chances de ser selecionado. 

Vale ressaltar também que alguns cursos contam com requisitos específicos para matrícula, por isso, todas essas informações devem ser checadas antes de efetivar sua inscrição.

Caso contrário, o candidato poderá perder seu direito à bolsa, se selecionado. Além disso, algumas instituições submetem os pré-selecionados a um processo seletivo específico. Neste caso, a necessidade é informada no ato da inscrição. 

Resultado

O resultado do ProUni é disponibilizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na página do ProUni

Fica sob responsabilidade do candidato pré-selecionado acompanhar o resultado, observar o prazo para matrícula e se apresentar na secretaria da universidade portando os documentos necessários para comprovação das informações mencionadas na inscrição.  

Depois de apresentar os documentos e assinar o Termo de Concessão, o candidato já pode partir para o abraço e comemorar sua aprovação como bolsista do ProUni. 

Então, mãos à obra! 

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa